8 de nov. de 2011

O que é #4:Oshare kei (おしゃれ系)

Oshare kei (おしゃれ系) significa janotismo que é excessivo rigor ou luxo no trajar; apuro; ostentação. Geralmente os integrantes de bandas ditas Oshare muito raramente utilizam "costumes", vestem antes roupas de várias marcas de street fashion japonesas como H.Naoto, Sex Pot Revenge etc... Como os An Cafe por exemplo. Oshare Kei apenas como um modo de fazer Visual Kei, pois como podes ver o conceito de uma banda Oshare em termos de visual converge com uma banda de Visual, pois ambos expressam-se através de visuais.
Estilo de música japonesa (Jrock) na qual os cantores se vestem de maneira extravagante e com muitos enfeites. Ex: Charlotte, Antic Cafe, Shelly Trip Realize, Delphinium, Vinett, SuG, etc.


História
Acredita-se que o oshare kei originou-se do mais obscuro, o gênero visual kei mais gótico, do início do milênio em diante. Naturalmente, ambos os gêneros têm aspectos chaves, um dos mais importantes é o uso de recursos visuais para a identidade da banda. O visual kei estabeleceu-se como um gênero com ênfase no uso de ambos, arte e música; membros de bandas masculinas vestiriam roupas elaboradas (na maior parte do tempo, roupas gothic&lolita) e fariam performances espetaculares ao vivo. Muitos músicos do visual kei procuram ser andrógenos, muitos não usam apenas vestidos, mas também maquiagens impressionantes e penteados. Cerca de dez anos após este estilo ter nascido, outro estilo ainda mais expressivo explodiu no cenário musical japonês. Enquanto o visual kei era obscuro e gótico, o oshare kei era brilhante e positivo. Era uma versão completamente diferente de um gênero já bem sucedido. Provavelmente uma das primeiras bandas a exibir o oshare kei foi a Baroque em 2001, mas, como acontece com qualquer gênero, levou muitas bandas a contribuir para dar variedade ao que está presente hoje em dia. Os pioneiros deste gênero incluem Kra,Charlotte e An Cafe, que mostraram estilos clássicos e fofos, sem extremos, e conseguiram trazer esta nova área musical para a atenção do público.


O que é Oshare Kei?

Geralmente, o oshare kei descreve qualquer banda que dá muita importância ao uso de recursos visuais no seu trabalho, mas com o efeito oposto do visual kei. Os artistas do oshare kei têm como principal objetivo emular os aspectos fofos, brilhantes e coloridos da vida, embora muitas bandas que possuem estas características possam escolher outros aspectos. Alguns podem comparar oshare kei com o decora kei, um estilo mostrado regularmente nas ruas de Harajuku com uma enorme explosão de cor e entusiasmo infantil.



Embora o lado musical tenha recentemente acolhido mais músicos pop, uma grande quantidade do oshare kei é constituída de uma mistura de hard rock com punk rock, muitas vezes, bem semelhante ao visual kei. O gênero é, portanto, caracterizado por um rock otimista e positivo, mas não é incomum encontrar influências de dance, techno e até mesmo jazz nesta área em constante expansão. 
O Oshare kei (que tem o significado por volta de estiloso, e me corrijam se estiver errado ok?!), é a vertente mais colorida e feliz do Visual kei. É caracterizado principalmente por um visual bem carregado de:
  • acessórios (todos usados com bom senso e muita cor);
  • cabelos com cortes assimétricos e geralmente de duas cores em diante;
  • estampas listradas, de oncinha, zebra, bolinha, caveirinha, lacinho e semelhantes;
  • sapatos com design que lembra o social, botas e tênis com saltos plataformas;
  • meias de diversas cores e estampas e/ou uma espécie de polaina que lembra a barra de calça compridas e
  • algo que definitivamente é mais presente no oshare do que nos outros estilos: a androgenia.
Popularidade

O oshare kei não atingiu a corrente principal da cultura popular até pouco tempo, e ainda há um número muito grande de bandas indies deste gênero, algumas das quais estão trazendo idéias ousadas e originais para a indústria, que de outra forma não poderiam ser vistas. As bandas de oshare kei regularmente atingem altas classificações no Oricon Indies Charts; An Cafe e Aicle., em particular, ficam frequentemente na classificação entre os dez primeiros. Selos como a PS COMPANY e a Red Café são a prova de como o oshare kei tem potencial para se tornar um fenômeno mundial. Depois de estar em atividade por apenas um curto período de tempo, bandas como SuG e An Cafe fizeram shows no Nippon Budokan para um público de até 14.000 pessoas.

Recentemente, bandas como An Cafe e Kra receberam grande interesse do exterior. O oshare kei influenciou bandas atuais não só a tocar regularmente na Europa e na América, mas também a lançar edições especiais de CDs e DVDs que foram o topo das paradas musicais em vários países do norte europeu.
Com relação ao som, o oshare tem uma levada geralmente semelhante ao pop punk, com letras de temática feliz que vão de amizade a relacionamentos entre casais, ou até mesmo... a coragem das cerejas!
Artistas

Mesmo que uma grande quantidade de bandas tente criar o seu próprio estilo e não apenas se descreva como “oshare kei”, muitas bandas listadas podem ser entendidas como inspiradas no oshare kei ou terem usado o gênero como fundamento para o seu estilo musical atual.
As bandas listadas abaixo são um bom começo para quem deseja aumentar o seu conhecimento sobre essa nova área musical.

An Cafe 


Embora só tenha sido formada no verão de 2003, o An Cafe subiu rapidamente para o estrelato ao longo dos dois últimos anos, para se tornar uma das bandas japonesas mais famosas no exterior, até chegando ao topo das paradas musicais suecas. Mesmo que eles reconheçam as suas influências do oshare kei, os membros têm chamado a banda de “Harajuku Kei Dance Rock” e exibido diferentes tipos de músicas, de hard-core a dance/pop. Os membros do An Cafe certamente usam o gênero em foco ao seu favor na estética e cada um tem o seu estilo próprio, do sutil, sofisticado do oshare kei, ao descaradamente fofo. Sua ousadia criativa e trajes cuidadosamente pensados garantem que eles estejam no topo da moda.

No primeiro ano após sua formação, o An Cafe exibiu um visual mais obscuro do que o de hoje, mantendo uma série de trajes, na maior parte, em preto e branco, com um som mais pesado. A partir de 2005, o An Cafe, como banda, cresceu em popularidade e, então, incrementou seu estilo. Eles começaram a fazer promoções da grife de roupas punk Sex Pot ReVeNGe e começaram a vestir roupas mais coloridas. Logo, o An Cafe começou a experimentar canções com tendências pop-rock com grande sucesso, mantendo a base de rock pesado. Infelizmente em 2007, foi anunciado que Bou, o guitarrista da banda, sairia devido a razões pessoais. No entanto, a banda logo admitiu dois novos membros, e cada um trouxe o seu próprio estilo para a banda. As próximas músicas realmente se encaixaram no Harajuku Dance Rock, sem perder nada do seu encanto anterior. O An Cafe, em vez disso, construído sobre essa base original, evoluiu para uma banda que pode colocar o seu próprio toque em qualquer estilo que tente.

Com o uso de melodias e visuais brilhantes, letras positivas e sua visão original sobre o rock, o An Cafe tem assegurado o status de favorito entre os amantes do oshare kei.

An Cafe (formação antiga)


An Cafe (formação atual)



SuG


Começando em 2006 com a sua própria contribuição para o cenário musical japonês como uma banda de “Hard Positive Rock”, a popularidade do SuG subiu nos últimos meses. Eles assinaram com o selo Pony Canyon e lançarão o seu mais novo álbum TOKYO MUZiCAL HOTEL na Europa, bem como no Japão, refletindo a extensa base de fãs estrangeiros.

No entanto, não se iluda pensando que o SuG permanece dentro dos limites do “Heavy Positive Rock”. Na verdade, uma das coisas que os diferencia de bandas similares é que traços de pop, dance e hip-hop podem ser encontrados em todas as músicas desta banda versátil. O SuG está sempre na moda, com o estilo bem coordenado graças ao amor que o vocalista Takeru tem por moda, além de aparições regulares da revista de moda japonesa KERA.
Site Oficial 
MySpace 


Megamasso


Megamasso exibe perfeitamente o lado “fofo” do oshare kei. Através de Ryohei, guitarrista da banda, a banda ficou famosa pela sua capacidade de ser infalivelmente doce, tanto na música quanto no estilo. Formada por Ryohei depois de deixar o Ayabie em 2006, o Megamasso lançou uma série de CDs sem pausa durante os últimos três anos, e, mais recentemente, tornou-se a primeira banda de oshare kei a assinar com a gravadora major Avex. O estilo do Megamasso é um cuidadoso contraste entre o estilo sweet lolita de Ryohei, a modernidade de Inzargi e a personalidade ainda obscura de Gou. Musicalmente, apesar do Megamasso ter começado com raízes mais rock, eles trouxeram o pop otimista e o piano para as suas músicas e fizeram uso das técnicas de canto de Inzargi.

A hábil mistura de música pop, rock e vocais melódicos do Megamasso, juntamente com o amor de Ryoheipor vestidos estilo lolita, certamente será uma boa introdução ao gênero oshare kei.

Site Oficial 
MySpace 


Charlotte


Já em 2001, o Charlotte começou coma as suas atividades como uma das primeiras bandas de visual kei. O conceito do Charlotte baseia-se simplesmente em torno da vida escolar; as roupas dos membros são quase sempre réplicas de uniformes escolares, dando-lhes uma aparência inocente e fofa. Seu estilo varia de mostrar os aspectos divertidos da vida escolar em músicas como Diamond Busaiku até o lado mais triste e romântico em Yokohama Love Story. Sua personalidade no palco envolve muitas vezes os membros da banda vestindo saias e meias soltas como parte do seu tema escolar. A música do Charlotte geralmente é um rock positivo e suave, com um tom alegre, e isso certamente reflete sua atitude geral com brincadeiras de criança.

Site Oficial 

Irokui.


Toda a preocupação do Irokui. está no nome, ou pelo menos este nos dá uma compreensão do estilo da banda: “irokui” literalmente significa “absorver cores”. O Irokui. possui fãs com trajes pop-rock doces e viçosos. No passado, o visual do Irokui. consistia em cores ultrajantes e estilo princesa doce, mas recentemente, a banda seguiu por uma direção mais calma. Essa abordagem organizada do seu estilo lhes dá um charme fofo, subavaliado. Sua música vagueia entre pop calmo e macio e rock mais pesado, com muito trabalho da guitarra, bateria rápida e vocal melódico.

Site Oficial 

Aicle.


Esta nova edição para o cenário musical entrelaça o pop e o grotesco, trazendo uma nova maneira de ver a cor e o brilho tão encontrados no oshare kei. Desde 2006, o Aicle traz este conceito para os fãs. O guitarrista Rubi diz que há uma escuridão tanto nas letras quanto nas músicas do Aicle, mas há também um lado alegre e positivo. Isso é algo escutado em quase todas as músicas. Entre versos cativantes, ao lado de guturais abundantes e depressivos, a música do Aicle é uma mudança excitante de bandas que trabalham apenas com os aspectos positivos. Suas roupas são extremas e de tirar o fôlego, inspirando-se em cenas aparentemente normais; um de seus últimos temas, por exemplo, é a ideia de cardumes de peixes tropicais. Faixas de cabelo multicoloridas, jóias brilhantes, arco-íris impressionantes de tecido – nada é ousado demais para esta colorida, mas também sutilmente estranha banda. Com a sua aparição recente na Finlândia para o evento Tsukicon, o Aicle pareceu ter ganho atenção na Europa. Esperamos ver mais desta banda intrigante no futuro.

Site Oficial 
MySpace Oficial 


Zoro

O estilo colorido e, às vezes, um pouco bizarro do Zoro, certamente é intrigante. A música do Zoro tem uma base de rock óbvia, mas usa melodias rápidas e cativantes que deixarão o ouvinte viciado, e recentemente, o Zoro introduziu mais sons eletrônicos e dance nos seus trabalhos. O Zoro exibe muitas características de uma típica banda de oshare kei: um membro alegre e fofo – neste caso, Tatsuhi - frequentemente vestindo vestidos elegantes, enquanto Taizo e Yuuya são mais genuínos. Embora o vocalista Ryuuji tenha começado com um visual decora kei brilhante, para os estilos seguintes do Zoro ele tendeu a um tom mais simples de abordagem, embora ele ainda mantenha traços da sua excentricidade com contatos ocasionais de colorido e neon em suas roupas.

Site Oficial 

Canzel

Desde a sua formação em meados de 2007, o Canzel foi ganhando rapidamente reputação por ser divertido, otimista e de outro mundo. Seu primeiro PV apresentou visuais sci-fi, consistindo de tons azuis profundos em cima de uma planície de fundo branco; este estilo simplista e vivo refletiu muito bem a sua música. No entanto, embora o seu estilo não seja tão irresistível quanto o de algumas, a música do Canzel é complexa e profunda com a adição de música eletrônica ao pop-rock clássico de muitas bandas de oshare kei de hoje. Depois de uma movimentada agenda de lançamentos, o Canzel anunciou o seu primeiro álbum completo para lançamento em 24 de março. Esta banda mistura vocais melódicos, sutis influências eletrônicas e um rock forte que dará um sentimento puro, mas ao mesmo tempo familiar, ao ouvinte.

Site Oficial 


Outras bandas de interesse incluem:

Serial⇔NUMBERLolita23KraSMILEHimeyuriDaizyStripperJulietteIchigo69LoveCanv (NEU) eZip.er
Oshare Kei people ~ (amei essa última foto, juro!)


Aqui temos um vídeo sobre a moda Oshare kei:
Espero que tenham gostado do post!
Itekimasu!
By Lady-chan!


Nenhum comentário:

Postar um comentário